BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

A Despedida!

Caros visitantes…
Hoje, dia 8 de Junho, com a entrega do “Projecto Final” demos por finalizada a última tarefa que o grupo “Acção para a Igualdade” ainda tinha em mãos!
 O nosso projecto “Inserção Social de Crianças e Jovens em Risco” termina aqui, no entanto é importante salientar que ao longo deste ano aprendemos imenso sobre a importância da sinalização nestas situações, pelo que a vertente humanitária e a sensibilidade face a este tipo de casos manter-se-á presente nos nossos corações e esperemos que nos vossos também! J
Para concluir, gostaríamos de agradecer a todos os que tornaram este projecto possível, nomeadamente as três instituições com que contactámos: CAFAP, Casa dos Rapazes e Residência de Jovens da RUMO; a nossa escola “Escola Secundária de Santo André” e, por último mas não menos importante, a nossa professora Carolina André. Foi realmente um prazer trabalhar convosco!
A todos vós “ Um muito obrigado” J

O Grupo "Acção para a Igualdade"

Livro "Acção para a Igualdade"



O nosso livro "Acção Para a Igualdade"
com a temática: Protecção à Criança

         Hoje, segunda-feira, dia 6 de Junho de 2011, entregámos o nosso livro "Acção para a Igualdade" à biblioteca da nossa escola.
   Tomámos esta decisão uma vez que gostávamos de deixar uma marca da nossa passagem, não só nos actuais membros da comunidade escolar, mas também em membros e gerações futuros, os quais não presenciaram, certamente, as nossas actividades. Assim sendo, surgiu a solução de oferecer à biblioteca escolar um livro, que lá permanecesse indefinidamente.
    Neste pequeno volume, o grupo fez uma compilação de artigos de temas mais relevantes, no que diz respeito à temática Protecção de Crianças e Jovens em Situação de Risco.
   Nele são abordados os serviços que a sociedade coloca, actualmente, ao dispor das crianças e suas famílias, no sentido de os proteger e auxiliar a fazer uma melhor gestão dos seus problemas; são referidas ainda as problemáticas da institucionalização e adopção de menores, como resultado da recente implementação do plano DOM – Desafios, Oportunidades e Mudança.
   Incluímos também, em anexo, as três revistas “Mundo de Oportunidades”, que focam assuntos como os maus tratos infantis, o papel das instituições de solidariedade na vida das crianças e jovens em situação de desvantagem, a evolução da sua acção em termos históricos e, finalmente a importância da família no saudável desenvolvimento da criança.
       Fomos ainda, hoje, à direcção para que tomassem conhecimento da existência do nosso livro e para que o carimbassem.





PS : Queremos ainda mencionar que hoje foi também o dia de mostrarmos aos nossos colegas as nossas últimas actividades - livro e panfletos.


O  grupo "Acção Para a Igualdade"

Apresentação aos pais

Caros visitantes do nosso espaço virtual...

    O 3º período está na recta final e, no passado dia 26 de Maio foi hora de mostrarmos aos nossos papás o projecto que andámos a desenvolver ao longo de todo o ano, aquele que tanto nos envolveu e que tanto esforço e dedicação de nós exigiu. De facto, tivémos dias bastante agitados, contudo, esta disciplina ensinou-nos bastante quer na nossa atitude como cidadãs, quer na nossa atitude a nível profissional.
   Pretendemos, então dar os parabéns a todos os grupos da nossa turma pois consideramos que todas as apresentações foram bastante bem conseguidas e foi possível aprendermos também com o trabalho dos nossos colegas.
   

PS: O grupo "Acção para a Igualdade" terá ainda uma última actividade - um livro que será entregue à biblioteca da nossa escola.


                                                 O grupo "Acção para a Igualdade"
    

Panfleto "Sinalize" para a Comunidade Escolar



Capa do nosso panfleto
Caros leitores do nosso espaço virtual...


    Tal como já tínhamos informado num dos nossos posts anteriores, elaborámos um panfleto de sensibilização para distribuir pela nossa escola. Fizemo-lo na recta final deste ano lectivo com o intuito de alertar, uma última vez, todas as pessoas para que denunciem os casos das crianças e jovens em situações de risco pois, só assim, elas poderão ter a oportunidade de viver como uma criança normal da sua idade.  
    Deixamos-vos aqui algumas fotos do nosso panfleto, a fim de que todos os que nos acompanham nesta missão humanitária, possam ler atentamente...


Conteúdo do nosso panfleto
 
O grupo "Acção para a Igualdade"

3ª Revista "Mundo de Oportunidades"

    
   A fim de concluirmos as nossas actividades deste 3º e último período, elaborámos uma terceira revista para distribuir pela nossa escola na última semana de aulas, bem como um livro que engloba as três revistas que temos vindo a redigir, para a biblioteca da ESSA.
   Na nossa última revista podem saber tudo sobre o papel das instituições no apoio às famílias e no que consistem as redes de potenciação. Aconselhamos, de facto, a leitura atenta da nossa revista sobre “A Família” pois mencionamos aspectos deveras importantes e pretendemos que os sentimentos criados em nós sejam transmitidos à comunidade, no sentido de alertar as pessoas para casos reais e problemáticos, criando uma corrente de solidariedade e entreajuda.
  PS: Disponível na próxima segunda-feira para consulta, na biblioteca da escola.

3ª Revista "Mundo de Oportunidades"

O grupo "Acção para a Igualdade"

Últimos detalhes!

   Aproximando-se a etapa final e os poucos dias que a constituem, o grupo necessita de apostar na elaboração do projecto final, produto este que representa a grande maioria da classificação do 3º Período. Neste trabalho irão destacar-se as conclusões relativas a todas as actividades desenvolvidas ao longo do ano, bem como a reflexão sobre todas as nossas aprendizagens.
   Paralelamente à elaboração do projecto final temos também investido na redacção da 3ª revista “Mundo de Oportunidades” e de um panfleto de sensibilização – que serão publicados na próxima semana – e na preparação da apresentação do projecto aos pais, no próximo dia 26 de Maio.
    Resta-nos ainda referir que a 1ª e 2ª revistas já foram distribuídas pela escola e se encontram disponíveis para consulta na biblioteca da nossa escola e no placard do 12º ano de Área de Projecto.


     Em breve traremos novidades...
Não percam!
O Grupo "Acção para a Igualdade"

Divulgação dos dados dos inquéritos



Exposição de divulgação de alguns dados
 obtidos através dos inquéritos
 
     No passado dia 3 de Maio colocámos, no átrio da nossa escola, um placard com a análise dos resultados dos inquéritos alusivos ao tema “Protecção de Crianças e Jovens em Risco”. Estes apesar de terem sido dirigidos aos profissionais da área da educação, os seus resultados demonstraram que mesmo os profissionais não têm total conhecimento da temática, no entanto esperemos que com a nossa acção de divulgação este problema possa ser ultrapassado.
    A análise dos resultados dos inquéritos também será integrada no nosso trabalho final, mas agora de forma mais pormenorizada, uma vez que apenas colocámos expostos os resultados achados mais interessantes.
Até Breve !



O Grupo "Acção para a Igualdade"

Final do 2º período!

Caros visitantes do nosso espaço virtual…

O 2º período chegou ao fim e o grupo "Acção Para a Igualdade" considera que os objectivos foram alcançados e que a comunidade escolar já está um pouco mais alerta para vários tipos de casos de crianças e jovens em situação de risco. Contudo, tencionamos ainda fazer muito mais no último período deste ano lectivo. Assim sendo, não deixem de visitar o nosso blogue e isto porque bastantes novidades,  bem como novas actividades, se avizinham...
 Resta-nos agora desejar-vos a todos umas excelentes férias e que continuem a acompanhar-nos nesta missão humanitária*

O grupo "Acção para a Igualdade"

Impressão das Revistas!

Hoje, dia 30 de Março, quarta-feira, tivemos uma aula de Área de Projecto, no lugar da aula de Português, que passará para amanhã. Aproveitámos, então a aula, para irmos à Direcção verificar qual a possibilidade de imprimirmos as nossas revistas na Biblioteca da Escola. Contudo, a vice-presidente pediu-nos para imprimirmos um exemplar de cada revista, para que pudesse ver o tamanho das mesmas e consequentemente, arranjar uma solução para as impressões. Na sequência deste pedido e porque amanhã teremos que apresentar todo o trabalho feito no 2º Período, fomos até a Papelaria Universal para comprarmos os materiais de que necessitamos para a construção de um modelo das nossas revistas, que serão apresentadas amanhã aos nossos colegas, juntamente com os folhetos, inquéritos e entre outros materiais e posteriormente serão levadas à Direcção.
P.S: Em breve a 1ª e 2ª edição das revistas "Mundo de Oportunidades" estarão disponíveis na Biblioteca e Átrio da Escola, não percam!!
Até à próxima 'O GRUPO'

Desafio ultrapassado!

Caros leitores,


        Dia 25 de Março, sexta-feira, concluímos finalmente a elaboração de todos os materiais de que vos tínhamos falado anteriormente: os inquéritos dirigidos aos profissionais e as duas edições da revista "Mundo de Oportunidades", as quais iremos distribuir, nos próximos dias, pela biblioteca e outros espaços escolares.
        Resolvemos também a questão das impressões dos inquéritos, para podermos dar inicio à sua divulgação, junto dos professores da ESSA, na próxima segunda-feira.
        Criámos uma versão desses mesmos inquéritos online, para que pudéssemos entregá-los também aos profissionais que se encontram a maior distância, de modo a evitar deslocações e a tornar todo o processo mais simples.
Mantenham-se atentos, pois em breve publicaremos os resultados dos inquéritos, que prometem revelar grandes surpresas!

P.S: Deixamos em anexo o questionário.

Até à próxima...

                                   O grupo "Acção para a igualdade"


                               

Nova reunião no CAFAP - Barreiro


Rua onde se localiza o CAFAP, no Barreiro

     Hoje, dia 22 de Março, terça-feira, tivemos uma reunião no Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) com a Dra. GM (coordenadora e psicóloga do centro). É importante frisar que, mais uma vez, fomos deveras bem recebidas e conversámos bastante.

     Começámos por mostrar à Dra. os folhetos e os cartazes que realizámos para a nossa exposição: Protecção à Criança, bem como fotografias da mesma e a entrevista que lhe tínhamos feito, já redigida por nós, para que a senhora pudesse fazer as alterações que achasse devidas. Enquanto a doutora ia vendo as temáticas que tratámos na exposição da semana passada, íamos mantendo uma conversa relativa a actividades a fazer em conjunto. O grupo “Acção para a Igualdade” propôs a organização de uma festa na qual pudéssemos presentear as crianças (as quais sabíamos que tinham idades entre os 0 e os 18 anos) e as suas famílias com um teatro feito pelos 3 elementos do grupo. Contudo e, infelizmente, a Dra. Guida disse-nos desde logo que o acesso às famílias é bastante complicado e que, como tal, organizar uma actividade que os envolvesse seria algo que ela não nos aconselhava a fazer. Propôs-nos então a realização de um seminário, no qual a própria teria muito gosto em participar e convocar outras pessoas conhecidas do ramo das crianças em risco, divulgando assim um pouco mais este tema que merece destaque na nossa comunidade. Este seminário seria dirigido apenas aos profissionais de educação e a outros membros que tivessem interessados em participar. Combinámos então voltar a contactá-la com o intuito de confirmar o dia do seminário ou procurar uma outra actividade, já que juntar a maioria dos profissionais de educação da nossa escola é um pouco complicado por motivos de trabalho.
      No decorrer da conversa acerca dos planos futuros, falámos do que estamos, de momento, a elaborar – inquéritos e revistas. Mostrámos o nosso inquérito à Dra. a qual o criticou de uma forma bastante positiva, dizendo que as perguntas eram excelentes e que, aquando de construirmos os gráficos resultantes da análise das várias questões, nos deslocássemos até ao CAFAP com o propósito de lhe dar conhecimento dos resultados obtidos pois o centro está deveras interessado em ficar com esses dados para estudo.
      A coordenadora do centro ensinou-nos a fazer inquéritos online através do Google Docs  o que nos facilita imenso, já que escusamos de nos deslocar para distribuir inquéritos aos directores técnicos de outras instituições com as quais contactámos, como por exemplo, a Casa dos Rapazes do Barreiro e a Residência Rumo.
     Para concluir resta dizer que esta reunião foi muito proveitosa para o grupo e que adquirimos todas as informações necessárias à redacção de uma das nossas revistas.
Centro de Apoio Familiar e
 Aconselhamento Parental, no Barreiro

         O grupo "Acção para a Igualdade"


Preparação das Revistas!

Hoje, dia 21 de Março, segunda-feira, aproveitámos a aula de AP para concluir o tratamento e selecção da informação que as nossas revistas irão contemplar. No entanto, chegámos à conclusão que ainda temos falta de alguns materiais que gostaríamos de utilizar, pelo que agendámos uma reunião amanhã com o CAFAP, com o intuito de obter alguns destes materiais e discutir possíveis ideias que poderão surgir ao expormos o trabalho já feito.
Em breve traremos notícias!!


O Grupo "Acção para Igualdade"

Nova actividade: Elaboração de revistas e inquéritos

   Na passada quinta-feira terminámos a primeira actividade planeada pelo grupo para divulgar algumas temáticas relacionadas com o nosso projecto e que nós consideramos de interesse crucial para a comunidade escolar. Agora, vamos avançar com o nosso segundo plano (jornais-revistas) na divulgação de outros temas, tais como: conteúdos históricos, comparações entre os dias de antigamente e os de hoje, entre inúmeros outros… Como já seria de esperar, caros visitantes, não vos iremos satisfazer a curiosidade sobre tudo o que iremos abordar, terão de aguardar até à próxima semana, que será a altura em que distribuiremos as revistas pela nossa escola.
  Resta referir que já decidimos quais os aspectos que detêm mais relevância em ambos os exemplares, agora é pôr mãos à obra para construir as nossas revistas e, simultaneamente, os nossos inquéritos dirigidos aos profissionais de educação.
  Assim que concluirmos este trabalho, disponibilizá-lo-emos para que tenham acesso a toda a informação e às questões do inquérito...
  Continuem então a acompanhar-nos aqui, no nosso espaço virtual! J


O grupo "Acção para a Igualdade"

O final da exposição!

Caros visitantes…
No passado dia 17 de Março, quinta-feira, tivemos que desmontar a nossa exposição. A exposição esteve no átrio da escola durante cinco dias úteis, não foi muito, mas foi o suficiente para transmitir a mensagem pretendida e recebermos elogios do público. A receptividade à exposição foi tanta que a professora responsável pela representação da ESSA na feira pedagógica que decorre no Parque da Cidade, no início de Junho, sugeriu que expuséssemos os nossos materiais na banca destinada à nossa escola. Deste modo, para além da comunidade escolar, também a restante população poderá ter conhecimento da problemática: Inserção de Crianças em Risco.
Fazendo um balanço final, achamos que a nossa actividade correu bastante bem e, ainda hoje quando passamos pelo átrio escolar sentimos falta da vida e da cor que a nossa exposição emanou J
O grupo "Acção para a Igualdade"

Exposição: Protecção à Criança

Caros leitores...
   Foi hoje, no dia 11 de Março que montámos, finalmente, a tão esperada exposição. Muito trabalho e dedicação deram conta de nós nos últimos dias, mas todas pensamos que cada minuto de esforço valeu a pena e está à vista de qualquer pessoa que passe pela sala dos professores da nossa escola. Deixamos aqui as fotos prometidas, para poderem apreciar o projecto: Inserção Social de Crianças e Jovens em Situação de Risco. Mais tarde, disponibilizaremos os folhetos e cartazes que elaborámos com o intuito de esclarecer todas as vossas dúvidas e/ou satisfazer a vossa curiosidade relativamente ao tema que estamos a trabalhar. J

 








O Grupo "Acção para a Igualdade" espera, sinceramente, que os nossos visitantes tenham ficado satisfeitos com o nosso trabalho! J

A preparar a nossa exposição...

    Olá visitantes, tal como tínhamos prometido aqui deixamos mais fotos do grupo a trabalhar para um sucesso de exposição. Desta vez, no passado sábado, dia 5 de Março. Obviamente, para saberem qual é o resultado final terão de aguardar até dia 11 de Março, sexta-feira da semana que se avizinha. Até lá, continuem a visitar o nosso espaço que permaneceremos a actualizá-lo com novos posts sobre a exposição: Protecção à Criança.






O grupo "Acção para a Igualdade"

Às compras!

Na passada quinta-feira, dia 3 de Março, fomos comprar os materiais de que necessitávamos para a preparação da nossa exposição na Papelaria Universal do Barreiro. Comprámos desde cartolinas, a tecidos, tintas, cartão, esferovite, marcadores, pincéis, etc. Tudo para que possamos meter as nossas habilidades artísticas em prática J
Foi uma longa tarde mas muito divertida! Aqui estão algumas fotos da nossa ida às compras. Esperemos que gostem J
P.S Estejam atentos, pois continuaremos a divulgar o desenvolvimento desta actividade, com direito a mais fotografias.
Deixamos também em anexo alguns dos materiais que preparámos, nomeadamente folhetos e cartazes. Não percam!

Exposição: Protecção à Criança

Conferência: Maus Tratos Infantis

Boa tarde, caros leitores do nosso blogue

Vimos informar-vos que irá decorrer, no próximo dia 1 de Março, terça-feira, um seminário alusivo ao tema “Maus tratos na infância: Sinais de Alerta e Estratégias de Intervenção”, com a participação da  Dra. Helena Isabel Almeida (Pediatra e coordenadora do núcleo hospitalar de Crianças e Jovens em Risco do HFF) e a Dra. Filipa Pancada Fonseca (Psicóloga Clínica do Departamento de Pediatria do HFF).
O seminário terá lugar no auditório da Escola Básica 2/3 Prof. Galopim de Carvalho, em Queluz, tendo início às 18:30h.
Deixamo-vos, em anexo, o folheto ilustrativo desta actividade, onde se encontram mais informações relativas à inscrição.
Uma oportunidade a não perder!
Até breve
                              O grupo “Acção para a Igualdade” 



Folheto - Maus tratos infantis 

Balanço semanal!

Caros leitores…
Esta foi uma semana bastante divertida! O grupo gostou muito de fazer os folhetos e os cartazes, pois foram actividades dinâmicas que requereram da nossa parte uma grande imaginação e originalidade. Na nossa opinião, o produto final está de acordo com as perspectivas delineadas e foca aspectos bastante importantes, esperamos, sinceramente, que passe a mensagem pretendida J
 Finalizados os folhetos e os cartazes, estamos agora a tratar de obter as autorizações para que os mesmos possam ser impressos pela Câmara Municipal do Barreiro. Optámos por pedir apoio a esta entidade, por que é a única de fácil acesso que se disponibiliza a imprimir documentos em larga escala, sem acarretar custos elevados.
Assim que tivermos os folhetos e os cartazes em mãos, iremos disponibilizá-los online para que possam fazer as vossas críticas e comentários!
Até lá continuaremos a trazer-vos notícias J

O grupo "Acção para a Igualdade"

Institucionalização de menores em Portugal

Caros leitores, 



Esta foi uma semana bastante atribulada, sobretudo devido às responsabilidades para com outras disciplinas, às quais tivemos de dedicar grande parte do nosso tempo. Contudo, concluímos com sucesso os folhetos informativos de "Protecção à Criança", para a comunidade escolar, e estamos, neste momento, a aguardar uma resposta relativa aos patrocínios das impressões.  

Na próxima semana traremos, com certeza, novidades! Até lá, deixamo-vos algumas informações, por nós reunidas, relativas à institucionalização de menores em Portugal: um assunto bastante complexo, que continuaremos a abordar no decorrer dos posts.   


Esperemos que gostem!


 "Actualmente, em Portugal, pelo menos 12.245 crianças e jovens estão em situação de acolhimento institucional[1], ou seja, estão entregues aos cuidados de uma instituição particular de solidariedade social (IPSS).
   De uma forma genérica, podem caracterizar-se as IPSS como sendo instituições privadas, sem fins lucrativos, que agregam mais do que uma valência, encontrando-se muitas destas igualmente ligadas à infância. A grande maioria das IPSS é apoiada financeiramente pelo Estado, através dos acordos que estabelece com o Instituto de Segurança Social.
   A especialização da intervenção destas intituições obriga a uma adequação das metodologias e da partilha das experiências e das tarefas. As instituições totais já não fazem sentido. Nessa sequência, as IPSS operam conjuntamente com a Segurança Social, com as CPCJ - Comissões de Protecção de Crianças e Jovens - e com os Tribunais de Menores.
   Segundo a Dra. I.S, quando é feita uma denúncia de um caso de risco e a criança é retirada à família, desde que haja acordo imediato entre as duas partes, a CPCJ da área de residência é responsável por estudar o caso e enviar a criança em causa para um Lar de Acolhimento.
   Nos casos em que não se alcança um consenso entre a família e a CPCJ, o caso é enviado para o Tribunal de Menores, que passa a ser responsável pela decisão de retirada da criança e pelo seu envio para a instituição de acolhimento". 


[1] Cf. Cansado, Teresa; Institucionalização de crianças e jovens em Portugal Continental, 2008

Apresentação dos novos logótipos do GRUPO


Tentámos testar as nossas habilidades e aqui estão os resultados!



Esperemos que gostem das novas mascotes do nosso grupo J

O grupo "Acção para a Igualdade"

Folhetos em construção

Caros visitantes do nosso espaço virtual…
Na passada segunda-feira, dia 7 de Fevereiro, demos início à realização dos folhetos que pretendemos distribuir pela comunidade escolar. Inicialmente estamos a dedicar-nos à sua estética e à selecção da informação. Os nossos folhetos vão contemplar a protecção da criança em risco, focando questões como a definição deste tipo de casos, a sua prevenção, procedimento e formas de denúncia e a actuação das entidades protectoras. Ambicionamos com esta corrente divulgativa combater a carência de informação que existe em relação a este tema.

Esperamos cumprir a nossa missão!
Em breve traremos notícias J


O grupo "Acção para a Igualdade"

As nossas entrevistas: conclusões

   Após a realização de entrevistas a duas entidades relacionadas com a protecção de crianças e jovens em risco, foi bastante interessante observar as divergências e semelhanças entre as opiniões dos profissionais que as representam, apesar de fazerem parte de serviços diferentes.
    Na primeira entrevista, realizada ao coordenador técnico da Residência de Jovens da Rumo, o Dr. falou-nos essencialmente sobre o funcionamento da instituição, da importância do ambiente da residência para o bom desenvolvimento dos jovens - sendo que lá estão instalados em regime permanente - e das estratégias desenvolvidas pelos profissionais para um melhor encaminhamento social e profissional dos mesmos, tendo como resultado a sua inclusão na sociedade! O objectivo é proporcionar-lhes uma vida normal, e acima de tudo conduzi-los a tomar boas decisões, quer seja nas suas relações com os outros (alertando-os para os maus comportamentos), quer na vida escolar e profissional, ajudando-os nas suas decisões, promovendo cursos e estágios. Reflectimos também sobre questões relacionadas com as famílias, e com o seu papel no desenvolvimento dos jovens.
   No CAFAP (Centro de aconselhamento familiar e apoio parental), a entrevista com a coordenadora técnica foi dirigida especialmente aos problemas das famílias do concelho do Barreiro, sendo que o apoio, neste caso, não é prestado exclusivamente à criança, mas à unidade familiar, tal como é referido pela Dra. G. "(...) acreditamos que é na família que a criança tem toda a potencialidade para se desenvolver". Para além do aconselhamento e do apoio prestado às famílias, o CAFAP investe também na criação de redes de suporte, evitando o isolamento e proporcionando às pessoas condições para que não se sintam tão excluídas, uma forma de inclusão social.
   No que diz respeito à relação entre as situações de risco vividas e os distúrbios comportamentais, ambos os profissionais concordam que o passado das crianças influencia em grande parte os seus comportamentos presentes. "É como se esses comportamentos fossem uma porta de fuga e o jovem perante todas as suas dificuldades emocionais, acaba depois por agir nesse sentido e, às vezes, não da melhor forma..." - refere a Dra. G.
   Relativamente às carências e problemas que afectam as famílias no concelho do Barreiro, ambos concordam que a incapacidade das famílias prestarem um melhor apoio às crianças deriva de problemas financeiros, da negligencia (a nível da prestação dos cuidados básicos) e dos problemas mentais de alguns dos progenitores.
   Enfim.. estas e muitas outras questões interessantes foram discutidas e irão ser apresentadas no nosso jornal escolar, onde serão publicadas as entrevistas. Até lá, deixamo-vos, em anexo, os guiões que nos serviram de base para a realização das mesmas :-) 
   
Não percam os próximos capítulos!
Até breve 

                             O grupo "Acção para a igualdade"

Entrevista ao CAFAP, mais um contacto bem sucedido!

   Na passada terça-feira, dia 1 de Fevereiro, deslocámo-nos até às instalações do CAFAP (Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental). Ainda que não tivéssemos tido a nossa entrevista a quem estávamos à espera e com quem tínhamos trocado os e-mails a explicar o motivo do nosso contacto, ficámos deveras satisfeitas com a reunião que tivemos, pois a nova coordenadora do Centro foi bastante simpática para o grupo, deixando-nos completamente à vontade, sem quaisquer formalidades. Por conseguinte, devido à facilidade de comunicação gerada, rapidamente colocámos as nossas questões e tirámos as nossas conclusões, cruciais para o nosso trabalho de projecto.
   Como já tínhamos tido a nossa entrevista com a Residência RUMO e tudo tinha corrido pelo melhor, o nervosismo que, inevitavelmente nos acompanhava a todas, já não era tão acentuado como foi para a nossa primeira entrevista, e isto porque, da mesma forma que fizemos com a RUMO, todas as nossas questões estavam devidamente estruturadas num guião para a entrevista, todas tínhamos conhecimento do que tencionávamos fazer e, como tal, a confiança já era maior. Levámos também desta vez um gravador para assegurar que nenhuma informação se perdia, obviamente, antes de dar uso a este instrumento, pedimos autorização à coordenadora que a concedeu de imediato.
   Após concluirmos a entrevista ficámos ainda alguns minutos à conversa com a Dra., até porque lhe fizemos logo uma proposta. A coordenadora do Centro mostrou-se bastante receptiva, aceitando-a e prontificou-se a esclarecer-nos quaisquer dúvidas que, eventualmente surgissem durante a redacção da entrevista e das nossas conclusões, solicitando-nos a voltar ao CAFAP para uma nova reunião com ela, com o intuito também de complementar ou até nos informar relativamente a aspectos que fossem importantes e que, na altura pudessem ter-lhe escapado de forma involuntária. 
   Concluindo, pensamos que este primeiro contacto com o CAFAP foi bastante bem conseguido, já temos muitos planos em mente com a coordenadora a quem fizemos a nossa entrevista, no entanto, obviamente e, tal como referimos no post relativo à nossa entrevista com o coordenador da RUMO, terão de visitar de forma assídua o nosso espaço virtual para que saibam qual foi a nossa proposta e quais as ideias que surgiram em conversa com a Dra. pois, por agora, nada mais revelaremos… J

                            O Grupo "Acção para a Igualdade"

Redacção da nossa entrevista à RUMO!


   Hoje, dia 27 de Janeiro, aproveitámos a nossa aula de Área de Projecto para retirarmos as nossas conclusões relativas à entrevista de ontem com a Residência RUMO. Começámos por passar tudo do gravador para papel com o propósito de tornar mais fácil e rápida a redacção da entrevista feita ontem ao coordenador da residência.
   Tivemos, novamente, a ler os documentos relacionados com a temática “Como fazer uma entrevista?”, que a nossa professora já nos tinha fornecido anteriormente com o intuito de não cometermos qualquer tipo
de erro e, para que todos os aspectos importantes numa entrevista, sejam focados.
   Uma vez que este tipo de trabalho é demorado e um pouco trabalhoso, não conseguimos concluir tudo numa só aula. Esperamos então que para a próxima já esteja tudo encaminhado a fim de podermos enviar à nossa professora a entrevista devidamente correcta e estruturada.


              O grupo "Acção para a Igualdade"

Uma entrevista, um contacto, um sucesso!

   No passado dia 26 de Janeiro, Quarta-feira, tivemos a nossa primeira entrevista numa das instalações da RUMO. Esta instituição reúne vários serviços, entre os quais, o apoio residencial a crianças e jovens em risco grave, a formação de técnicos, a intervenção comunitária em redes sociais de intercooperação, o apoio a deficientes, a formação profissional a pessoas em situação de desvantagem, entre outras, mas a nossa entrevista foi dirigida particularmente ao coordenador da Residência de Jovens, um projecto também implementado pela RUMO.
   O facto de ser a nossa primeira entrevista formal deixou-nos um pouco nervosas, mas não deixámos que a ansiedade se sobrepusesse ao sucesso do nosso trabalho, até porque tínhamos tudo para que a entrevista corresse pelo melhor: as perguntas pertinentes devidamente estruturadas e os gravadores que são uma peça fundamental neste tipo de contacto. Para além disso, o Doutor demonstrou-se uma pessoa bastante simpática e acessível, o que permitiu que nos sentíssemos à vontade e que o diálogo facilmente fluísse.
   Mais tarde, também o Psicólogo da Residência se juntou à entrevista, contribuindo para o esclarecimento de questões relacionadas com a sua área, nomeadamente da possibilidade de existirem no futuro distúrbios comportamentais neste tipo de jovens dadas as suas circunstâncias, do tipo de relações estabelecidas entre eles e com os outros, etc. A sua colaboração foi deveras importante e enriqueceu bastante o nosso conhecimento e o conteúdo da entrevista.
   Fazendo um balanço, considerámos este primeiro contacto com a Instituição bastante positivo e promissor, pelo que já temos em mente a possibilidade de um segundo contacto com os mesmos, mas desta vez para outros fins. Contudo, terão que visitar assiduamente o nosso blogue caso queiram saber quais as nossas ideias, pois não são reveladas por enquanto! Esperemos que a curiosidade vos continue a suscitar interesse pela nossa missão humanitária e que sejam visitantes assíduos do nosso cantinho J

   
                       O Grupo "Acção para a Igualdade"

(Re)Agendamento da reunião com o CAFAP

   Na passada aula de segunda-feira, dia 24 de Janeiro, tínhamos agendada uma reunião com o CAFAP (Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental), pelas 17 horas. Por conseguinte, aproveitámos o início da nossa aula de Área de Projecto para mostrar e assim, dar conhecimento à professora da entrevista com todas as questões que pretendíamos colocar à doutora, bem como para que corrigisse qualquer erro que pudéssemos ter cometido, involuntariamente.
  Contudo e, infelizmente, quando íamos a caminho da nossa reunião, contactaram-nos da parte do CAFAP para nos propor uma nova data, já que à tarde a directora encontrava-se indisponível para nos atender. Agendámos, inevitavelmente, uma nova reunião a fim de conseguirmos então fazer a nossa entrevista.
  Dia 1 de Fevereiro, pelas 16 horas foi o dia proposto pelo centro e esperamos que desta vez, tudo corra pelo melhor J


                      O grupo "Acção para Igualdade"

Preparação de entrevistas!

Caros visitantes,
Na passada aula, dia 13 de Janeiro, a professora forneceu-nos alguns materiais alusivos à preparação de entrevistas. Mostrámos, desde logo, bastante interesse, uma vez que temos em mente, para o segundo período, a realização de entrevistas a duas entidades relacionadas com o tema que temos vindo a abordar – Rumo e Nós. Estas novas competências permitir-nos-ão realizar entrevistas de maior qualidade e extrair, dos profissionais da área, informações preciosas para que possamos enriquecer e dar continuidade ao nosso projecto.
P.S: Junto, anexamos os documentos segundo os quais nos guiámos para a preparação das nossas entrevistas. Quando estiverem concluídas, iremos disponibilizá-las! J

Até à próxima!

                        O Grupo "Acção para a Igualdade"

Rumo a 2011

Visitantes do nosso blogue…
Esperamos que tenham tido um Santo Natal e uma óptima entrada em 2011! J
Cá estamos nós de volta à escola, cheias de força para enfrentar um longo 2º Período.

Recolha do 1º Período

Hoje, dia 3 de Janeiro, estivemos em conjunto a agendar todas as tarefas que temos em mente daqui para a frente, desde a reformulação do nosso projecto, passando pelas reuniões com as instituições, pela redacção de jornais informativos e folhetos e terminando com uma exposição alusiva ao tema ‘Inserção de Crianças em Risco’. Esta calendarização tem como principal objectivo organizar o nosso tempo da melhor maneira possível, com o intuito de conjugar o nosso Projecto com as restantes tarefas escolares.
Esperamos, juntas, cumprir à risca o que planeámos!
Para finalizar, relativamente à recolha de que vos falámos no período passado, tudo correu como planeado, e a entrega dos bens à Casa dos Rapazes foi concretizada com sucesso.
Até breve!
                 
                         O grupo "Acção para a Igualdade"


Uma Nova Etapa!

Leitores do nosso blogue,

   Infelizmente o período não terminou da melhor forma, nem tão pouco daquela que esperávamos, apesar do nosso trabalho teórico do primeiro período ter sido deveras bem sucedido. O nosso grupo de trabalho sofrerá alterações, passando a ser constituído apenas por três elementos, no próximo período. Desejamos, sinceramente, que este imprevisto não tenha quaisquer impactos negativos na nossa missão humanitária deste ano lectivo.
   Contudo, e para concluir, estamos motivadas e com bastante força de vontade. Ainda que sejamos agora apenas 3 raparigas, iremos, certamente, trabalhar por muitas mais! J



    O grupo "Acção para a igualdade"