BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

Planificação do projecto

   A aula de 30 de Setembro foi extremamente produtiva! Serviu, essencialmente, para reunirmos ideias relativas ao tema, partindo dai para a formulação de um problema geral e de questões parcelares:

"De que recursos dispõe o Estado para a protecção e integração de crianças e jovens em risco?"
1. De que modo actuam os mecanismos da Segurança Social no apoio protecção destas
crianças?
2. Quais as instituições aptas a recebê-las?
3. De que modo funcionam internamente essas mesmas instituições?
4. Quais as circunstâncias que conduzem as crianças às diferentes instituições?
5. Como se processa a inserção social destas crianças e jovens?
6. Que tipo de comportamento apresentam?
7. Qual o tipo de relações entre crianças e crianças/educadores?
8. Qual a formação específica dos educadores?
9. Que cuidados são assegurados pelas instituições às crianças?
10. Vias possíveis: Institucionalização ou Adopção?
11. Qual o futuro dos jovens após abandonarem as instituições?
Colaborações
    Este é um projecto que depende, não só de pesquisa e de um fundamento teórico, mas também do contacto mais próximo com os profissionais, crianças e instituições que as acolhem. Como tal, pensámos em procurar as instituições ligadas à área e com uma localização mais próxima de nós, para que as deslocações sejam acessíveis. Na zona do Barreiro temos conhecimento da Casa dos Rapazes, do Instituto dos Ferroviários e da NOS. Pretendemos contactá-los em breve para saber da sua disponibilidade em colaborar no nosso projecto.  Mas as opções não se limitam ao Barreiro e, caso tenhamos de “alargar horizontes”, procuraremos também a Casa Pia e a RUMO, que embora mais distantes, poderão também ser preciosas fontes de informação e aprendizagem.
Recolha de informação e Actividades
     A informação de que necessitamos para desenvolver este projecto encontra-se não só em formato digital (internet), mas também em formato escrito, e será necessário consultarmos as leis relacionadas com crianças em risco, para sabermos como decorrem certos processos judiciais. A Segurança Social disponibiliza também algumas informações ligadas ao tema.
     Em termos de funcionamento das instituições, pensamos em realizar alguns inquéritos e entrevistas aos profissionais de educação, para recolher dados importantes.
     O contacto com as crianças terá de limitar-se às actividades, pois não queremos ferir susceptibilidades. No âmbito sociocultural pretendemos realizar actividades ligadas ao desporto, pois tivemos conhecimento de que é a área que as agrada mais. Porém, para averiguar esse facto, faremos também um inquérito sobre as suas áreas de interesse, de modo a planear as actividades.
     Notamos que existe, entre a população, pouca informação sobre os casos de crianças em risco e sobre as próprias instituições, como tal gostaríamos de dar a conhecer à comunidade escolar mais sobre o assunto, por via de folhetos e de um jornal informativo.
     À medida que adquirimos novos conhecimentos, surgem também novas problematizações, portanto esta planificação sofrerá certamente alterações.
     Por enquanto, será necessário orientarmo-nos por meio de um calendário, onde estabelecemos datas para todas as tarefas que pretendemos realizar. Este é um trabalho muito extenso e, se não houver organização, facilmente perdemos a noção do que foi feito, bem como do que está por fazer!

                                                                                                                                               Sara S.

0 comentários: