Na 5ª aula de Área de Projecto, dia 27 de Setembro, já com o nosso grupo formado, começámos a pensar em temas que nos suscitassem algum interesse a todas: na área da saúde, pensámos em tratar a questão das saídas profissionais; relativamente ao desporto, considerámos a hipótese de explorar na ginástica: quais os apoios que recebem quando se deslocam fora para representar o país, quais os riscos que correm enquanto atletas de alta competição, de que modo o mediatismo afecta o empenho desportivo, entre outros assuntos. Ainda a respeito do desporto, colocámos a possibilidade de desenvolver a ideia do autismo no desporto, ou seja, atletas com deficiências; ao nível da sociedade os nossos pensamentos remetiam-nos para algo que se relacionasse com as crianças em risco.
Apresentámos as nossas propostas à professora e, depois de ouvirmos a sua opinião, resolvemos todas que deveríamos optar, entre todos os temas acima referidos, pelo tema das crianças em risco. Após a tomada de decisão, demos início à planificação do nosso trabalho, isto é, começámos a questionar-nos a nós próprias quais as respostas que gostaríamos de obter, que assuntos quereríamos ver tratados dentro deste tema bastante abrangente.
Estipulámos que a questão-problema seria: “De que recursos dispõe o Estado para a integração de crianças em risco?”. Esta foi sem dúvida a etapa mais complicada até hoje, uma vez que é fundamental que haja dinamismo no projecto e que este não se torne monótono com o passar do tempo. Tínhamos muitas ideias nas nossas mentes, muitas realidades que gostávamos de explorar, e optar por um problema principal tornou-se, ligeiramente, mais complicado.
Aquando da determinação da grande questão do nosso trabalho de projecto foi fácil para nós formular as questões parcelares (questões essas que estarão explicitas na planificação do nosso trabalho).
Antes de avançarmos para a criação do blogue e de um e-mail para o nosso grupo de trabalho, a professora sugeriu-nos que nos deslocássemos a uma das instituições com as quais pretendemos trabalhar, para termos a certeza de que podemos contar com várias fontes para construir o nosso projecto e, por conseguinte, a certeza de que está bem encaminhado.
No dia 30, criámos, finalmente o nosso blogue e o e-mail do grupo! Patrícia B.
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