No dia 30 de Novembro demos início à formulação da planificação do nosso trabalho de projecto (Post nº3). Contudo, no dia 4 de Outubro (Post nº 4) enviámos essa mesma planificação para a professora, com o intuito de verificarmos se tudo estava devidamente estruturado, bem como se os nossos planos tinham credibilidade suficiente para avançar.
Recebemos, então, ligeiras alterações ao nível dos objectivos:
Recebemos, então, ligeiras alterações ao nível dos objectivos:
De que recursos dispõe o Estado para a integração de crianças e jovens em risco?
— ->Quando é que, em termos históricos, surgiu a preocupação pelo estatuto da criança? - Instauração dos Direitos da Criança
— -> De que modo actuam os mecanismos da Segurança Social na protecção destas crianças?
— -> Quais as instituições aptas para recebê-las?
— -> De que modo funcionam essas mesmas instituições?
— -> Quais as circunstâncias que conduzem as crianças às diferentes instituições?
— -> Como se processa a inserção social destas crianças?
— -> Qual a formação dos educadores que as acompanham?
— -> Qual o tipo de relações entre crianças e crianças/educadores?
— -> Que cuidados são prestados pelas instituições a estas crianças?
— -> Vias possíveis: Institucionalização ou Adopção?
— -> Qual o futuro dos jovens após abandonarem a instituição?
— -> Haverá alguma relação entre o percurso destas crianças e os comportamentos de risco?
De facto, as realidades que pretendemos conhecer e as respostas que gostaríamos de obter mantêm-se. A professora sugeriu-nos ainda algumas actividades que estivessem relacionadas com a poesia e o teatro, actividades essas para nós realizarmos com os alunos das instituições com as quais estamos a trabalhar.
Patrícia B.
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