BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

Redacção da nossa entrevista à RUMO!


   Hoje, dia 27 de Janeiro, aproveitámos a nossa aula de Área de Projecto para retirarmos as nossas conclusões relativas à entrevista de ontem com a Residência RUMO. Começámos por passar tudo do gravador para papel com o propósito de tornar mais fácil e rápida a redacção da entrevista feita ontem ao coordenador da residência.
   Tivemos, novamente, a ler os documentos relacionados com a temática “Como fazer uma entrevista?”, que a nossa professora já nos tinha fornecido anteriormente com o intuito de não cometermos qualquer tipo
de erro e, para que todos os aspectos importantes numa entrevista, sejam focados.
   Uma vez que este tipo de trabalho é demorado e um pouco trabalhoso, não conseguimos concluir tudo numa só aula. Esperamos então que para a próxima já esteja tudo encaminhado a fim de podermos enviar à nossa professora a entrevista devidamente correcta e estruturada.


              O grupo "Acção para a Igualdade"

Uma entrevista, um contacto, um sucesso!

   No passado dia 26 de Janeiro, Quarta-feira, tivemos a nossa primeira entrevista numa das instalações da RUMO. Esta instituição reúne vários serviços, entre os quais, o apoio residencial a crianças e jovens em risco grave, a formação de técnicos, a intervenção comunitária em redes sociais de intercooperação, o apoio a deficientes, a formação profissional a pessoas em situação de desvantagem, entre outras, mas a nossa entrevista foi dirigida particularmente ao coordenador da Residência de Jovens, um projecto também implementado pela RUMO.
   O facto de ser a nossa primeira entrevista formal deixou-nos um pouco nervosas, mas não deixámos que a ansiedade se sobrepusesse ao sucesso do nosso trabalho, até porque tínhamos tudo para que a entrevista corresse pelo melhor: as perguntas pertinentes devidamente estruturadas e os gravadores que são uma peça fundamental neste tipo de contacto. Para além disso, o Doutor demonstrou-se uma pessoa bastante simpática e acessível, o que permitiu que nos sentíssemos à vontade e que o diálogo facilmente fluísse.
   Mais tarde, também o Psicólogo da Residência se juntou à entrevista, contribuindo para o esclarecimento de questões relacionadas com a sua área, nomeadamente da possibilidade de existirem no futuro distúrbios comportamentais neste tipo de jovens dadas as suas circunstâncias, do tipo de relações estabelecidas entre eles e com os outros, etc. A sua colaboração foi deveras importante e enriqueceu bastante o nosso conhecimento e o conteúdo da entrevista.
   Fazendo um balanço, considerámos este primeiro contacto com a Instituição bastante positivo e promissor, pelo que já temos em mente a possibilidade de um segundo contacto com os mesmos, mas desta vez para outros fins. Contudo, terão que visitar assiduamente o nosso blogue caso queiram saber quais as nossas ideias, pois não são reveladas por enquanto! Esperemos que a curiosidade vos continue a suscitar interesse pela nossa missão humanitária e que sejam visitantes assíduos do nosso cantinho J

   
                       O Grupo "Acção para a Igualdade"

(Re)Agendamento da reunião com o CAFAP

   Na passada aula de segunda-feira, dia 24 de Janeiro, tínhamos agendada uma reunião com o CAFAP (Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental), pelas 17 horas. Por conseguinte, aproveitámos o início da nossa aula de Área de Projecto para mostrar e assim, dar conhecimento à professora da entrevista com todas as questões que pretendíamos colocar à doutora, bem como para que corrigisse qualquer erro que pudéssemos ter cometido, involuntariamente.
  Contudo e, infelizmente, quando íamos a caminho da nossa reunião, contactaram-nos da parte do CAFAP para nos propor uma nova data, já que à tarde a directora encontrava-se indisponível para nos atender. Agendámos, inevitavelmente, uma nova reunião a fim de conseguirmos então fazer a nossa entrevista.
  Dia 1 de Fevereiro, pelas 16 horas foi o dia proposto pelo centro e esperamos que desta vez, tudo corra pelo melhor J


                      O grupo "Acção para Igualdade"

Preparação de entrevistas!

Caros visitantes,
Na passada aula, dia 13 de Janeiro, a professora forneceu-nos alguns materiais alusivos à preparação de entrevistas. Mostrámos, desde logo, bastante interesse, uma vez que temos em mente, para o segundo período, a realização de entrevistas a duas entidades relacionadas com o tema que temos vindo a abordar – Rumo e Nós. Estas novas competências permitir-nos-ão realizar entrevistas de maior qualidade e extrair, dos profissionais da área, informações preciosas para que possamos enriquecer e dar continuidade ao nosso projecto.
P.S: Junto, anexamos os documentos segundo os quais nos guiámos para a preparação das nossas entrevistas. Quando estiverem concluídas, iremos disponibilizá-las! J

Até à próxima!

                        O Grupo "Acção para a Igualdade"

Rumo a 2011

Visitantes do nosso blogue…
Esperamos que tenham tido um Santo Natal e uma óptima entrada em 2011! J
Cá estamos nós de volta à escola, cheias de força para enfrentar um longo 2º Período.

Recolha do 1º Período

Hoje, dia 3 de Janeiro, estivemos em conjunto a agendar todas as tarefas que temos em mente daqui para a frente, desde a reformulação do nosso projecto, passando pelas reuniões com as instituições, pela redacção de jornais informativos e folhetos e terminando com uma exposição alusiva ao tema ‘Inserção de Crianças em Risco’. Esta calendarização tem como principal objectivo organizar o nosso tempo da melhor maneira possível, com o intuito de conjugar o nosso Projecto com as restantes tarefas escolares.
Esperamos, juntas, cumprir à risca o que planeámos!
Para finalizar, relativamente à recolha de que vos falámos no período passado, tudo correu como planeado, e a entrega dos bens à Casa dos Rapazes foi concretizada com sucesso.
Até breve!
                 
                         O grupo "Acção para a Igualdade"


Uma Nova Etapa!

Leitores do nosso blogue,

   Infelizmente o período não terminou da melhor forma, nem tão pouco daquela que esperávamos, apesar do nosso trabalho teórico do primeiro período ter sido deveras bem sucedido. O nosso grupo de trabalho sofrerá alterações, passando a ser constituído apenas por três elementos, no próximo período. Desejamos, sinceramente, que este imprevisto não tenha quaisquer impactos negativos na nossa missão humanitária deste ano lectivo.
   Contudo, e para concluir, estamos motivadas e com bastante força de vontade. Ainda que sejamos agora apenas 3 raparigas, iremos, certamente, trabalhar por muitas mais! J



    O grupo "Acção para a igualdade"