No passado dia 26 de Janeiro, Quarta-feira, tivemos a nossa primeira entrevista numa das instalações da RUMO. Esta instituição reúne vários serviços, entre os quais, o apoio residencial a crianças e jovens em risco grave, a formação de técnicos, a intervenção comunitária em redes sociais de intercooperação, o apoio a deficientes, a formação profissional a pessoas em situação de desvantagem, entre outras, mas a nossa entrevista foi dirigida particularmente ao coordenador da Residência de Jovens, um projecto também implementado pela RUMO.
O facto de ser a nossa primeira entrevista formal deixou-nos um pouco nervosas, mas não deixámos que a ansiedade se sobrepusesse ao sucesso do nosso trabalho, até porque tínhamos tudo para que a entrevista corresse pelo melhor: as perguntas pertinentes devidamente estruturadas e os gravadores que são uma peça fundamental neste tipo de contacto. Para além disso, o Doutor demonstrou-se uma pessoa bastante simpática e acessível, o que permitiu que nos sentíssemos à vontade e que o diálogo facilmente fluísse.
Mais tarde, também o Psicólogo da Residência se juntou à entrevista, contribuindo para o esclarecimento de questões relacionadas com a sua área, nomeadamente da possibilidade de existirem no futuro distúrbios comportamentais neste tipo de jovens dadas as suas circunstâncias, do tipo de relações estabelecidas entre eles e com os outros, etc. A sua colaboração foi deveras importante e enriqueceu bastante o nosso conhecimento e o conteúdo da entrevista.
Fazendo um balanço, considerámos este primeiro contacto com a Instituição bastante positivo e promissor, pelo que já temos em mente a possibilidade de um segundo contacto com os mesmos, mas desta vez para outros fins. Contudo, terão que visitar assiduamente o nosso blogue caso queiram saber quais as nossas ideias, pois não são reveladas por enquanto! Esperemos que a curiosidade vos continue a suscitar interesse pela nossa missão humanitária e que sejam visitantes assíduos do nosso cantinho J
O Grupo "Acção para a Igualdade"