BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

Conclusão do Trabalho de Projecto

     O nosso trabalho de projecto está agora concluído e pronto para ser entregue à professora na próxima segunda-feira, dia 13 de Dezembro de 2010.
    Não podíamos deixar de falar das etapas que, para nós, foram as mais complicadas. Este projecto de 1º período particularmente teórico, foi bastante trabalhoso e implicou um enorme esforço da nossa parte para alcançarmos os objectivos que havíamos delimitado para esta fase inicial da disciplina de Área de Projecto. A selecção da informação foi, sem dúvida, a etapa mais complicada de todas, uma vez que escolhemos um tema que nos suscita muito interesse e, por conseguinte, é fácil começarmos a escrever sem conseguir parar. Contudo, depois de muito conversarmos entre o grupo e muito deliberarmos sobre o que devia, na verdade e fundamentalmente, aparecer na teoria, chegámos a uma conclusão. Devemos frisar que esta indecisão devia-se ao facto de termos muita informação disponível e relativa às crianças em risco, a qual pretendíamos dar a conhecer a todo o universo que lesse o nosso trabalho.
   No geral, estamos bastante satisfeitas com o que fizemos este período, embora tenha havido pouco contacto com as crianças, já entrámos numa nova realidade e esperamos, sinceramente, continuar a explorá-la da mesma forma proveitosa como o fizemos até agora.
   Com o intuito de concluir o post de hoje, queremos dizer que ainda não temos disponíveis fotografias alusivas à nossa recolha de bens materiais para a Casa dos Rapazes, mas que tal não se deve, de todo, a uma falta de empenho mas sim ao facto de pretendermos finalizar o nosso projecto de 1º período e assegurar-nos de que tudo está de acordo com o que foi solicitado pela nossa professora de A.P. De qualquer forma, entre amanhã e o dia seguinte já teremos colocado on-line algumas fotos correspondentes à nossa actividade deste período.
    Aos visitantes do nosso mundo, continuem a acompanhar-nos nesta missão humanitária pois vamos manter o nosso blogue sempre actualizado com novas informações, nesta época natalícia.*



   O Grupo "Acção para a  Igualdade"

Recolha de bens

Chegado o mês de Dezembro, as iniciativas de caridade começaram a revelar-se e, também nós quisemos participar nesta corrente.
Como forma de agradecimento pela simpatia e disponibilidade da equipa da Casa dos Rapazes, decidimos propor uma angariação de diversos bens, tais como roupa, calçado, agasalhos de inverno, entre outras coisas úteis, para que possamos entregar-lhes na última semana de aulas, na véspera da festa de Natal da instituição, na qual também estaremos presentes.
Depois de pedirmos a aprovação da Direcção da escola, divulgamos a recolha entre a turma, amigos e familiares mais próximos. Sentimos algumas dificuldades em angariar os referidos bens, devido a pedirmos apenas vestuário de rapaz, enquanto que a turma é constituída maioritariamente por raparigas. Contudo, a nossa professora de A.P, para além de ter disponibilizado um espaço para armazenamento, fez uma grande contribuição e, desse modo, conseguimos equilibrar as coisas.
A recolha decorre até à próxima quarta-feira, dia 15 de Dezembro.

Gostaríamos, finalmente, de agradecer à Prof. C. e a todos os que tornaram a recolha possível!

Boas festas!



                                                                                                          O Grupo "Acção para a igualdade"

Nova Reunião na Casa dos Rapazes

     No passado dia 22 de Novembro, marcámos uma reunião com a instituição da Casa dos Rapazes para esclarecermos algumas questões que nos surgiram no decorrer da transformação em texto da primeira reunião que tivemos com eles, onde falámos da caracterização desta instituição de acolhimento.
   Chegou então o dia 29 de Novembro, segunda-feira, dia da nossa segunda reunião com a equipa técnica da Casa dos Rapazes. Começámos por colocar algumas questões que tinham, para nós, particular interesse com o intuito de fazer desvanecer todas as dúvidas que tínhamos relativamente a quem colaborava com eles nos casos mais problemáticos bem como aos processos de adopção e institucionalização. Ficámos esclarecidas quanto a estes aspectos e, devo frisar que a Dr.ª com a qual tivemos a reunião se prontificou de imediato a disponibilizar-nos toda a informação que precisássemos para complementar a nossa fundamentação teórica pois dentro da instituição, a equipa técnica tem um acesso muito mais rápido e facilitado do que qualquer elemento do nosso grupo de trabalho.
    Após esta conversa sobre assuntos mais teóricos e referentes à caracterização da Casa dos Rapazes, partimos para a actividade prática a fazer neste Natal. Perguntámos a Dr.ª se a instituição precisava de alguns bens em especial que nós pudéssemos recolher e, posteriormente, fornecer às crianças. A sua resposta foi bastante positiva e mostraram-se muito receptivos à nossa actividade. Já falámos entre o grupo e já estamos a planear essa angariação de fundos.
    Devo ainda mencionar e, para finalizar a abordagem a esta reunião, que fomos convidadas a participar na festa de Natal a realizar no dia 18 do mês de Dezembro. Por conseguinte, propusemo-nos desde logo a ir até à instituição ajudar nos preparativos e depois de, em conversa com a Dr.ª verificarmos a compatibilidade de horários entre o grupo e a Casa dos Rapazes, combinámos ir na última semana de aulas que é, para nós, a semana menos atarefada das que restam, auxiliar na decoração e/ou outros quaisquer tipos de actividades que sejam necessárias na altura.
  
   Muito trabalho árduo se avizinha mas, uma vez que esta realidade das crianças em risco é tão importante para a nossa sociedade, será feito com muito prazer e força de vontade!!


Patrícia B.

Dias muito agitados!!!

Caros visitantes do nosso espaço virtual…
Já há algum tempo que não damos notícias, contudo o motivo que nos tem impedido de relatar assiduamente o que temos vindo a fazer, não é a ausência de trabalho mas sim excesso dele J Temos andado muito ocupadas com o Projecto de 1ºPeriodo que será entregue no próximo dia 13 de Dezembro e não tem sido uma tarefa nada fácil, pois exige muito tempo e dedicação.
Mesmo estando extremamente ocupadas e empenhadas com o Projecto, após o contacto mal sucedido com o Instituto dos Ferroviários e, tal como tínhamos previsto, contactámos com a RUMO e com a NOS via e-mail. Para nosso alívio, ambas as instituições mostraram-se bastante receptivas e entusiasmadas em colaborar connosco e assim, é dada nova cor às ideias e perspectivas que temos em mente para este Projecto! As reuniões com as Instituições ficarão agendadas para o 2ºPeriodo, uma vez que este é o Período destinado ao trabalho de campo e até lá, aproveitaremos para aprender e aperfeiçoar as técnicas utilizadas numa entrevista formal.
Para já continuamos com o trabalho árduo, porque ainda que seja apenas o Projecto inicial, vai funcionar como um suporte bastante importante e através dele ser-nos-á possível avaliar a credibilidade do trabalho desenvolvido e por desenvolver e, consequentemente, as nossas possibilidades de sucesso!
 Força e empenho GRUPO!
                                                                           Daniela L.